sexta-feira, 15 de junho de 2012

Trens do Metrô do Recife se chocam e deixam feridos


Incidente foi na Estação Coqueiral, na manhã desta sexta. Segundo bombeiros, pelo menos três pessoas se feriram levemente.

Um choque entre dois trens do Metrô do Recife (Metrorec), na Estação Coqueiral, teria deixado pelo menos três pessoas levemente feridas na manhã desta sexta-feira (15), de acordo com o Corpo de Bombeiros. A Polícia Ferroviária Federal (PFF), entretanto, fala em 15 a 20 pessoas com ferimentos leves ou que teriam passado mal. Segundo informações da assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) / Metrorec, o incidente teria acontecido durante um acoplamento indevido, quando um trem engata em outro.


A assessoria do Metrorec ainda informou que uma idosa passou mal no trem que estava parado na Estação Coqueiral e o maquinista teria saído para socorrê-la. Por isso, outro trem que vinha atrás acabou se chocando com o que estava parado. Ainda de acordo com o Metrorec, o impacto não teria sido muito forte e os passageiros teriam ficado assustados.


Entretanto, o técnico em eletrônica aposentado Carlos Ávila, de 65 anos, que estava dentro do trem parado na Estação Coqueiral no momento do choque, disse que o tumulto foi grande e a colisão não foi tão leve. "Falaram que estavam esperando autorização para o trem sair, mas isso começou  a demorar mais que o normal. Aí o outro trem veio se aproximando, o pessoal viu e começou a avisar, mas ele não freava. Como as portas estavam abertas, as pessoas começaram a sair, mas acabou batendo mesmo assim", contou. Ainda de acordo com o aposentado, algumas pessoas caíram no chão com o choque, principalmente as que estavam em pé.

A PFF contou que os trens não sofreram danos materiais. "O que a gente sabe é que tinha um trem alinhado na estação, indo para o Recife, e veio outro trem, no mesmo sentido, e colidiu na parte traseira. A pancada foi pequena, mas como os trens são grandes, dá a impressão de um choque maior", contou o inspetor Augusto Lima.  O sistema do Metrorec está todo paralisado no momento, por conta da greve dos metroviários. O atendimento deve voltar ao normal a partir das 16h30, horário determinado pelo sindicato para o funcionamento do sistema durante a paralisação.


Na versão preliminar do Metrorec, o incidente teria acontecido durante um procedimento normal de acoplamento, que é quando um trem engata em outro para realizar o resgate de uma máquina com problema.


G1 – 15/06/2012

Nenhum comentário: