segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nova estação de trem no Rio é inspirada em vias de Barcelona



Ramblas de Barcelona
O governo do Rio inaugurou neste domingo a nova estação ferroviária de Manguinhos, na zona norte da capital fluminense.

A estação pertence ao ramal Saracuruna, operado pela concessionária SuperVia. A expectativa da empresa é de que o movimento de passageiros aumente até 50%. Na antiga estação, embarcavam cerca de 2.000 passageiros nos dias úteis.

A estação tem três andares, escadas rolantes, bicicletários e elevador com acessibilidade para idosos deficientes. Para construir a estação, a via férrea foi elevada, permitindo a integração das comunidades do entorno, antes separadas pela ferrovia.

Sob o viaduto, foi implantado um passeio público com quiosques e piso de madeira ecológica inspirado nas Ramblas de Barcelona, na Espanha.

Segundo o governo estadual, a área deverá ganhar futuramente um complexo esportivo com cerca de 20 mil metros quadrados.

Durante a inauguração, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que o Estado já investiu R$ 1 bilhão em intervenções realizadas em parceria com o governo federal, que fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"Esta obra magnífica foi concluída por meio da união de esforços. Foram colocados 50% de recursos federais e 50% de recursos do governo do Estado. Cuidem desta estação, preservem-na. Temos aqui a Rambla de Manguinhos. Quando vi esse projeto em Barcelona quis trazê-lo para cá. Haverá quiosques, atividade comercial. Estamos trazendo novas oportunidades de convivência", disse.

REFORMA

A SuperVia diz que reformará até 2020 todas as suas outras 98 estações, dentro de um programa para transformar os trens do Rio em metrô de superfície.

No programa, estão previstas ainda a renovação completa da frota de trens, com a compra de 120 composições novas. Também será adotado um novo sistema de sinalização automática, que permitirá reduzir pela metade o intervalo entre os trens.

Os trens da SuperVia circulam em uma malha de 270 km que atravessa o Rio e 11 municípios da região metropolitana (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).

ALEMÃO

Durante a inauguração da nova estação, Cabral anunciou a ampliação do horário de funcionamento do teleférico do Complexo do Alemão aos domingos, que passará a funcionar das 7h às 19h. Antes, o funcionamento era das 9h às 15h.

Em comemoração ao primeiro ano de operação do teleférico, a SuperVia lançou uma tarifa promocional de R$ 2 para a integração teleférico-trem, válida entre 7 de julho e 7 de agosto. Os bilhetes promocionais estarão à venda somente nas estações do teleférico.


Jornal Floripa – 25/06/2012

Comentário do sindicato:

Já que gestores da CPTM vão tanto a Espanha, em visita à CAF, poderiam ao menos ter descoberto Las Ramblas, no inevitável city tour pelo país, e nelas buscado alguma inspiração para as horrorosas estações da companhia. 

Nenhum comentário: