sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ferroviários de Alagoas denunciam atraso em obra


Maceió (AL)

Durante a manhã de ontem (28), membros do Sindicato dos Ferroviários de Alagoas concentraram-se em frente à sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Centro de Maceió, para protestar contra o atraso das obras nas linhas férreas no trecho de Rio Largo. Durante o ato, os sindicalistas distribuíram uma carta aberta à população, esclarecendo as reivindicações do protesto, que foi finalizado com um bolo, em “comemoração” ao atraso das obras, que já completam dois anos.

Segundo Graziela Araújo, presidente do sindicato, o ato público foi realizado para cobrar um posicionamento da CBTU em relação às obras, que deveriam ter sido concluídas até o mês de dezembro de 2011.

“A direção da CBTU alega que terá concluído as obras desse trecho até o mês de julho, mas nós sabemos que isso não irá acontecer”, declarou Ana Graziela.

Desde que foram iniciadas as obras nos trechos de Rio Largo, destruídos durante a enchente ocorrida em junho de 2010, cerca de mil usuários que dependem do transporte ferroviário continuam sendo prejudicados. Muitos moradores de Rio Largo deslocam-se até a estação da Utinga Leão para poder usar o transporte.

José Melo é morador de Rio Largo, usa o transporte ferroviário há mais de 40 anos e reclama do transtorno e aumento nos gastos com transporte. “Nós saímos de uma passagem de R$ 0,50 para pagarmos R$ 2,80 cada vez que precisamos sair de casa. Tenho três filhos estudando em Maceió, que agora dependem de um transporte que não obedece a horários. O gasto com passagens triplicou”, declarou o morador, que participou do protesto.

De acordo com a assessoria de comunicação da CBTU, o órgão está cumprindo com o que foi estabelecido e o prazo para a conclusão das obras encerra-se no dia 31 de julho de 2012.
Até lá, segundo a CBTU, todas as estações estarão devidamente prontas. Após o fim desse prazo, a companhia ainda terá 15 dias para fazer os testes desse trecho até dar o aval para a liberação das linhas férreas.

Gazeta de Alagoas – 29/06/2012

Comentário do sindicato:

Parabéns aos sindicalistas ferroviários de Alagoas. Para muita gente (muitos interesses), sindicato de trabalhadores deveria ficar voltado apenas aos interesses internos da categoria. Esse não pode e não deve ser o foco de sindicatos de ferroviários. Usuários não tem organização para defender seus interesses, se dependerem de políticos ficarão a espera de períodos eleitorais para que a obra se torne palanque, e se dependerem de “especialistas” a espera de desculpas. Muito bom.

Nenhum comentário: