A Região Metropolitana de Belo
Horizonte (RMBH) pode ter os quase 500 quilômetros de ferrovias revitalizados.
Esta é uma medida possível, pois, na semana passada, o Governo de Minas Gerais,
por meio da SEGEM (Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão
Metropolitana), da SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), ARMBH
(Agência de Desenvolvimento da RMBH) e Unidade PPP (Unidade de Parcerias
Público-Privadas), iniciou um Procedimento de Manifestação de Interesse do
projeto de implantação ferroviária com foco no transporte de passageiros.
O PMI, lançado pelo Estado, convida aos interessados no
projeto a participarem e elaborarem estudos técnicos, que contribuam na
construção do melhor modelo de concessão para a realização do serviço.
Para reativação da malha, que engloba 21 dos 34 municípios da
região metropolitana da capital mineira, nas quais estão inseridos importantes
polos regionais como Divinópolis, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete, o Governo
analisa quais as melhores maneiras de executá-la, sendo que o projeto poderá
ser realizado por um ou mais parceiros privados que irão operar linhas
metropolitanas e/ou regionais em três grandes ramais ferroviários, divididos em
lotes no Edital da PMI.
Na divisão dos trechos, o Lote 1 contempla uma linha entre
Sete Lagoas e Divinópolis, passando por Belo Horizonte; já o Lote 2, fica entre
Belo Horizonte e Brumadinho; e o Lote 3, entre a capital e Conselheiro
Lafaiete, com uma variante que se estende a Ouro Preto.
Esta iniciativa vai ao encontro do PDDI (Plano Diretor de
Desenvolvimento Integrado) da Região Metropolitana, que prevê a implantação de
transporte sobre trilhos como umas das bases da mobilidade no local, assim,
desafogando o tráfego da região, com a retirada de veículos sobre rodas das
ruas. Além disso, o governo prospecta, com esta medida, fomentar o
desenvolvimento em outras regiões do entorno de Belo Horizonte.
Webtranspo – 18/06/2012
Comentário
do sindicato:
Enquanto isso, o
governo de São Paulo zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. A CPTM zzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Ronc,
ronc, zzzzzzzzzzzzzzzzzzz Mas afinal, São Paulo não é a “locomotiva” do país?
5 comentários:
Huuummmmmm.....ta chorando de barriga mais ou menos meio cheia...e eu???!!!! o que é que eu digo por aqui????? Salvador hibernou profundamente na caverna do buzu..........
Ora, faça como nós: instigue a competição, ainda que com base na inveja. kkkkkk
Bem, pelo menos isso iria abrir um precedente. As ferrovias que estão próximas a BH são tão privatizadas quanto aquelas que existem em SP. Se a figura jurídica que está sendo debatida e proposta é válida lá, também tem que ser válida aqui. Mas estou lendo essa notícia pensando no aproveitamento de trechos existentes. Se se pretende construir novas linhas para passageiros, eu não ponho um tostão numa aposta.
isso é bão.
Vamos esperar para ver, Paulo. Quem sabe... Essa notícia cria um fato novo no cenário, e vale a pena acompanhar...
Sim, Danilo: é bão, mas "preles". kkk
Postar um comentário