quinta-feira, 14 de abril de 2011

Trem metropolitano de Teresina (PI) descarrila sobre ponte de 70 metros de altura

Trem metropolitano de Teresina
Um trem do metrô de superfície de Teresina, no Piauí, descarrilou em cima de uma ponte de 70 metros de altura sobre o rio Poty, no bairro Ilhotas, na zona sul da cidade, causando pânico para os 180 passageiros que estavam a bordo.

Passageiros relataram correria durante o resgate no local, que foi realizado pelo Corpo de Bombeiros em um espaço estreito e perigoso. O maior risco era que algum passageiro caísse no rio. Uma mulher chegou a desmaiar e foi socorrida por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O trilho no local foi interditado e os trens de combustíveis vindos de Fortaleza, no Ceará, permanecem parados, aguardando a liberação da via. No incidente, nenhum passageiro saiu ferido. Não é a primeira vez que o trecho onde ocorreu o acidente registra descarrilamento, segundo testemunhas.

O diretor da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Antônio Sobral, informou que a via ficaria interditada até as 16h. Segundo o diretor, a companhia fará inspeção para detectar os motivos do acidente, mas adiantou que houve um rebaixamento da junta, provocando a saída dos trilhos.

“Vamos fazer um laudo para diagnosticar os motivos do acidente e fazer reparos neste trecho”, afirmou Sobral.

Uol Notícias - Yala Sena - 14/04/2011

Quais as causas? Várias possibilidades, mas, de qualquer modo, a informação que a via é utilizada concomitantemente por trens de passageiros e de carga, aponta para uma causa provável – desgaste dos trilhos ou da fixação deles, além da possível movimentação pelo fato de estar sobre uma ponte. Trem de carga, em virtude da tonelagem/eixo, deteriora a via permanente, mais do que um trem de passageiros, cuja tonelagem/eixo é infinitamente menor.
Seja qual for motivo tem algum ou alguns, e não podem ser tolerados. Se o trem caísse da ponte, estaríamos noticiando uma grande tragédia. 

Nenhum comentário: