quinta-feira, 14 de abril de 2011

Senado aprova medida provisória do trem-bala (TAV)

BRASÍLIA - O governo concluiu hoje a votação da medida provisória do trem-bala, com a aprovação no Senado, por 44 votos a 17, do projeto de conversão à proposta que autoriza a União a oferecer garantia de um empréstimo de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio construtor do trem de alta velocidade (TAV). A matéria segue para sanção presidencial.
Relatora da MP, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) informou que o valor total da construção é da ordem de R$ 35 bilhões. No seu discurso de 13 páginas, Marta reconheceu que "alguns podem questionar a prioridade deste projeto frente à necessidade de investimentos em outras obras de transportes".
Em resposta, alegou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também favorece setores do País, como moradia, saneamento ambiental e transporte urbano. "Portanto, o trem de alta velocidade não é um projeto isolado, mas parte de grandes investimentos que visam garantir as condições para que nosso País possa fazer frente aos desafios deste século", alegou. Como a validade da MP termina domingo, os senadores ficaram impedidos de alterar o texto. Se o fizessem, o prazo extrapolaria antes de ser reexaminada pelos deputados.
O leilão do trem-bala já foi adiado duas vezes. O primeiro adiamento foi anunciado em novembro do ano passado e o segundo na semana passada. Pelo novo cronograma, as empresas interessadas em participar da disputa terão que apresentar suas propostas no dia 11 de julho. O leilão, propriamente, acontecerá em 29 de julho.
Estadão.com – Rosa Costa - 13 de abril de 2011

Bem, aconteceu o previsto. Quer dizer, agora, que o trem-bala visa garantir condições para que nós possamos fazer frente aos desafios deste século? Quais desafios dependem de um trem-bala, que vai sair pela bagatela de uns 50 bilhões? Bem, o sindicato não conseguiu ainda, certamente por conta de sua miopia, alcançar esse elevado entendimento. Insistimos que um trem regional, com as modernas tecnologias, atenderia perfeitamente bem a demanda e, com esse dinheiro todo, seria possível a construção de outro entre Curitiba e Belo Horizonte, passando por São Paulo. De qualquer forma, não somos “especialistas” e, portanto, na condição de neófitos, aquém da visão futurista que alimenta o que já tornou uma compulsão – o TAV brasileiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é um absurdo, onde vamos parar?
isso é que é "PAC"?

Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana disse...

Infelizmente é, infelizmente é, ao menos no que diz respeito a essa aventura em que se transformou o trem-bala, de final previsível. Gratos pela visita e pelo comentário.