domingo, 10 de abril de 2011

Santos (SP) festejará um milhão de passageiros em seus bondes

O antigo novo bonde de Santos

Mais um bonde passará a compor a frota de veículos que circulam pela linha turística de Santos. O equipamento, que circulou como meio de transporte entre 1912 e 1971, foi trazido do Memorial do Imigrante, em São Paulo.

Em bom estado de conservação, o veículo tem capacidade para transportar 42 passageiros. Ele é igual ao bonde camarão, porém, hoje ele está aberto. 

No Memorial do Imigrante, o veículo ganhou um motor movido a gasolina de um Tempra, da Fiat, e até circulou por lá. “É o primeiro bonde que eu tenho notícia que era movido com esse combustível”, disse o coordenador de projetos dos bondes, Luiz Dias Guimarães. 

Aqui, voltará a funcionar como bonde reboque. Futuramente, serão feitas novas intervenções para circular movido à energia elétrica.

Agora o acervo do Museu Vivo de Bonde tem 12 bondes. Além dos nacionais, alguns são originários de Portugal, Itália, Estados Unidos e Escócia. Dessa frota, a equipe da CET já reconstruiu cinco bondes e um reboque.

1 milhão de passageiros 

Um cortejo de bondes para comemorar a marca de 1 milhão de passageiros está previsto para acontecer na segunda quinzena de abril. A ideia da Prefeitura é que quatro ou cinco bondes circulem pela linha turística com passageiros a bordo.

Trata-se de um fato inédito desde que os veículos começaram a circular em 2000 em Santos. Sem data ainda definida do cortejo, os detalhes da festividade serão fechados nos próximos dias. A previsão é que o desfile ocorra num fim de semana.

A Tribuna - César Miranda - 31 de março de 2011

Nenhum comentário: