sábado, 16 de abril de 2011

E o trem de Guarulhos (SP), hein?

Guarulhos (SP)
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou os projetos em execução de ligação entre Guarulhos e São Paulo, além de outros assuntos da área, para os deputados estaduais do PSDB. A reunião aconteceu anteontem (05/04) na Assembleia Legislativa.

Fernandes conversou ainda com os deputados sobre os demais projetos de transportes realizados nos governos tucanos desde o governador Mario Covas. Em relação a Guarulhos, a Secretaria de Transportes Metropolitanos afirmou que os quatro projetos para a cidade apresentados foram o corredor de ônibus metropolitano Taboão-Tucuruvi, o Trem Expresso Guarulhos, o eixo de ônibus Guarulhos-estação Tiquatira do Metrô e uma ligação de monotrilho ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade para o Grande ABC.

No corredor de ônibus Taboão-Tucuruvi, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) constrói o primeiro trecho entre o Taboão e o Cecap. O Trem Expresso ainda não foi licitado, mas a previsão é de uma linha de trem que partirá da estação Brás rumo à estação Tatuapé, interligando a linha 15 Branca, em Tiquatira, seguindo para Engenheiro Goulard e com destino ao Parque Cecap.

O eixo de ônibus Guarulhos-Tiquatira fará ligação com o Metrô Tiquatira e também não foi licitado. Já a ligação com o ABC ainda passa por decisão de qual será a melhor modalidade, seja monotrilho ou VLP, porém sabe-se que a ligação deve ser feita com veículo de média capacidade.

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), afirma que foi comunicado que nesta semana seria chamado por Fernandes para uma reunião onde seriam apresentados os projetos mostrados aos deputados tucanos. Contudo, o prefeito disse que não tinha sido chamado para nenhuma reunião até ontem.

GuarulhosWeb - Wellington Alves  -  07/04/2011

Talvez seja conveniente o prefeito de Guarulhos provocar uma reunião com o secretário, ao invés de esperar pelo chamado. É possível que isso aconteça em Guarulhos, por conta das cinco audiências públicas para debater o PLC 6/2005, que trata da reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo (RMGSP). A primeira foi realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, a segunda será realizada nesta segunda-feira próxima em Santo André, restando, portanto, mais três. Razões para cobrar o prefeito Sebastião Aparecido tem de sobra, pois, em reportagem da mesma GuarulhosWeb, de 12/08/2008, o “Secretário estadual de Transportes Metropolitano, José Luiz Portella, confirmou que o Expresso Aeroporto começará a operar em meados de 2010. Durante audiência pública realizada na tarde de ontem (11/08/2008), no Instituto de Engenharia de São Paulo, na Capital paulista, o secretário estadual de Transportes Metropolitano, José Luiz Portella (governo José Serra), confirmou que o Expresso Aeroporto começará a operar em meados de 2010. De acordo com ele, após o término da licitação, que deve ocorrer ainda este ano (2008) e logo após o início das obras, o prazo de entrega será de 16 meses”.

Nenhum comentário: